Paulinho Cuíca, compositor parceiro de Pablo Souza
Paulinho é um parceiro que conheci nos anos 2000, durante os encontros no Clube dos Sambistas de São Paulo. Desde então, desenvolvemos uma forte parceria criativa.
Nosso vínculo inicial foi estabelecido pela afinidade com temas de religiosidade africana, o que resultou em colaborações significativas ao longo dos anos, além disso somos amigos, de longa data.
A participação ativa de Paulinho nos desfiles de escolas de samba, sua habilidade inata com a cuíca e sua contribuição para o universo do samba durante todo o ano o tornam uma figura marcante.
Ele é um compositor profundamente enraizado em temas da vida cotidiana, expressando de forma autêntica as experiências da vida no interior e as nuances da cultura brasileira, por outro lado, eu sou mais urbano, aí a mágica acontece.
Na arte da composição, entrelaço minha vivência urbana com os versos simples e sensíveis de Paulinho Cuíca.
Os Orixás abençoam essa parceria de Pablo Souza e Paulinho Cuíca.
Além de sua maestria em temas afro-religiosos, que também me encantam, é nessa interseção de nossas vidas que encontramos as maiores inspirações.
A colaboração resultou no álbum “Ajeunman”, onde Paulinho Cuíca me convidou para participar. Faixas como “Mãe do Amor”, em homenagem a Oxum, e “Ela é Iansã”, em homenagem à guerreira, são frutos de nossa parceria. Paulinho também me convidou para interpretar “Mãe do Amor”, enquanto a cantora Ully Costa gravou a música para Iansã.
Em retorno, convidei Paulinho para gravar “Festa no Mar”, uma parceria que integrou o EP “Cavaleiro do Bem”, além disso, o parceiro gravou cuíca em algumas faixas..
Dessa colaboração surgiram diversas outras canções, incluindo “No Colo das Iabás” e “Sou de Xoroquê”.
Curta Festa no mar
Você pode ouvir toda a discografia clicando nos links da barra lateral, à direita.